![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTiKMCn-vSuhrzpMWEgczmFLeiWBWNONrbbKU_1BYhlkk96x1JzxlSiuxvKI7JztS1KXi_J2LqMkASBMNKlf9ZIxoq3JUlyL1i3RBOVs-EkqKGUGTU7vJvXv5Qhwip5KYJMzYMLN_fwzAP/s320/mapa-do-piaui.jpg)
28 de Novembro de 1998. Precisamente nesta data o Estado do Piauí recebia, em suas terras, as luzes das 07 Virtudes Cardeais de um DeMolay! Instalou-se, com grande festa, no templo do Palácio Maçônico Tiradentes, em Teresina, o Capítulo Guardiões do Piauí nº 370 da Ordem DeMolay! Era o início, para os Piauienses, e o fim de um grande projeto, para Alberto Mansur: implantar a Ordem DeMolay em todos os Estados do Brasil. Com a instalação da Ordem no Piauí, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil passou a ter unidades em todos os estados da Federação. É, portanto, para os Piauienses uma data histórica e, para os DeMolays do país, um marco, considerável ressalte-se, levando-se em conta o tamanho continental do nosso País.
A estória da instalação da Ordem no Piauí demonstra bem o jeito aguerrido de ser do Piauiense. Eis que passam a residir na cidade de Altos-PI, dois DeMolays, para nós, Ilustres! Jofram Lima Roseno e Cláudio Lopes de Sousa. Por um acaso, conheceram-se e resolveram convencer os maçons a patrocinar a Ordem DeMolay. Levaram o projeto à Loja Acácia Altoense. Os maçons, naturalmente, adoraram a idéia. Levaram-na ao Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado do Piauí, José Leite Gondim Cavalcante, que acatou. Designou para a tarefa o seu Grão-Mestre Estadual Adjunto, Antônio Odeon Batista, e o seu Chefe de Gabinete, o Ilustre e eterno Oficial Executivo José Almeida de Sousa.
Definida a idéia, necessária a articulação com o Supremo Conselho. Alberto Mansur vibrou com a idéia! Ele, há muito, já desejava ver o Estado do Piauí com Capítulos DeMolays. Solicitou, então, ao Oficial Executivo do Estado do Maranhão, que providenciasse a instalação! Ocorre, então, um revés. O Estado do Maranhão desconfirma a instalação, pouco antes da data marcada! O Grão-Mestre do GOEPI, então, chama para si o compromisso de instalar a Ordem no Estado. Entra em contato com o Oficial Executivo do Estado do Tocantins e solicita-lhe a instalação, nem que para isso tivesse que custear todo o transporte dos Oficiais para Teresina. Mas não foi necessário! Quando Mansur soube da situação, determinou ao Oficial Executivo do Estado do Maranhão que providenciasse imediatamente a instalação! E assim aconteceu.
A Ordem chegou ao Piauí pelos braços de seu vizinho e parceiro Maranhão, assim como a Maçonaria, há 180 anos atrás. São fortes os laços que unem estes dois estados… outra não poderia ser a estória!
O crescimento da Ordem foi fabuloso. No seu segundo ano de existência no Piauí, cresceu para 03 Capítulos e 01 Convento de Cavaleiros. Foram instalados os Capítulos Francisco Rosa Filho Nº 411, em Altos e Luiz Ribeiro Gonçalves Neto Nº 408, em Teresina, bem como o Convento 28 de Novembro, em Teresina. Em 2000, Já eram 06 Capítulos. Foram instalados em 2000 os Capítulos João Noleto de Sousa Nº 423, em Floriano, Enéas Nunes Maia, em Canto do Buriti e Antônio Cardoso de Albuquerque Nº 466, em Picos. A Ordem começara a descer para o Sul. Em 2001, mais 03 Capítulos: Esperança Jovem Simoense Nº 474, em Simões, Monsenhor Sólon Aragão Nº 495, em São João do Piauí e Professor Carvalho Neves Nº 500, em Teresina. Alias… o número 500 foi um presente dado por Mansur aos Piauienses, quando atendeu ao pedido do então Oficial Executivo, José Almeida de Sousa, pela concessão do número para o Piauí. Em 2002, mais 02 Capítulos e 01 Corte de Chevalier: Capítulos José Barreto de Albuquerque Nº 512, em Parnaíba e Manoel Ferreira de Sousa Nº 562, em Jaicós, bem como a Corte de Chevalier Eustáquio Soares de Sousa Nº 42. Com o Capítulo José Barreto de Albuquerque, o Piauí passou a ter no Norte do Estado uma unidade DeMolay.
Até 2005, o Estado do Piauí era coordenado por uma Oficialaria Executiva, Capitaneada nos seus 07 anos de existência pelo Ilustre José Almeida de Sousa. Ressalte-se que ele permaneceu todo este tempo por desejo dos próprios DeMolays! Quando em 2004 foi promulgada a atual Constituição da Ordem DeMolay, o tio Almeidinha sentia que seu ciclo estaria findando e preparou caminho para a fundação e Instalação do Grande Capítulo do Estado do Piauí, fato que veio a se concretizar em 05 de novembro de 2005. Nesta data, por ocasião do Congresso Estadual, a Assembléia da Oficialaria Executiva da Ordem DeMolay para o Estado do Piauí decidiu pela extinção deste corpo administrativo, substituindo-o pelo Grande Capítulo Estadual da Ordem DeMolay para o Estado do Piauí, que veio a receber o número 13. Assumiu o primeiro triunvirato de dignitários ocupando os cargos de Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e 2º Grande Mestre Estadual Adjunto: Dirceu Iglesias Cabral Filho, Paulo Roberto de Araújo Barros e Waldemar Higino de Sousa Filho, respectivamente. Importante salientar que o Piauí adotou a mesma sistemática do Supremo Conselho no tocante à sucessão de seus dignitários.
Em 20 de maio de 2006, fundou-se no Piauí a Associação DeMolay Alumni Piauí, já prevista no Estatuto Social do Grande Capítulo Estadual como entidade integrante da Executiva do Grande Capítulo.
Em dezembro de 2006, por ocasião do Congresso Estadual, deixou o cargo de Grande Mestre o Ilustre Dirceu Iglesias Cabral Filho, ascendendo ao cargo o Ilustre Paulo Roberto de Araújo Barros.
Paulo Roberto procurou imprimir uma administração baseada em metas. Programou uma série de objetivos para serem cumpridos pelos Oficiais Executivos Regionais, com o fito de dar ânimo às unidades DeMolays. Procurou dar maior autonomia administrativa e financeira às regiões. Entretanto, teve que renunciar ao cargo de Grande Mestre em maio de 2007, visto que, na vida profana, exerce o cargo de Juiz de Direito, e o Conselho Nacional de Justiça, firmou entendimento de que seria incompatível à Magistratura o exercício da Presidência de entidades como a DeMolay.
Com a sua renúncia, ascendeu ao posto de Grande Mestre Estadual o Ir.: Waldemar Higino de Souza Filho, Adjunto de Paulo Roberto, que governou até o dia 16.11.2008.
Waldemar Higino, 3º Grande Mestre Estadual desde a criação do Grande Capítulo do Piauí, procurou fazer uma gestão de integração com a Maçonaria do Piauí. Neste mister, promoveu vários encontros com os Grão-Mestres das Potências Maçônicas regulares do Estado do Piauí. Foi em sua gestão, também, que se instalou o Capítulo Valdir Edson Soares Nº 654, sediado em Parnaíba (PI) sob os auspícios do Grande Oriente Independente do Estado do Piauí.
Waldemar Higino foi sucedido pelo Grande Mestre Estadual Adjunto – João Batista Machado – quando do encerramento de seu mandato no ínterim do VI Congresso Estadual da Ordem DeMolay, realizado em Teresina (PI) e que comemorou os 10 anos de instalação da Organização no Estado. João Batista Machado assumiu como o 4º Grande Mestre Estadual e cumprirá o seu mandato até novembro de 2009.
fonte: http://www.demolaypi.org.br/ordem-demolay/ordem-demolay-piaui/
Nenhum comentário:
Postar um comentário