quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Ordem Demolay.




Em um acidente de caçada, um jovem necessitou de ajuda e apoio moral; um serviço social de jovens diretores sonhava em orientar crianças e adolescentes sobre os princípios de uma vida correta. Estavam ai os objetivos imediatos que guiaram a fundação da Ordem DeMolay.
O acidente de caçada aconteceu em 1919 em Kansas City, Missouri (EUA) e deixou sem pai uma família na qual Louis Lower pertencia. Depois de acontecido o jovem procurou Frank Sharmann Land, que então contava com 28 anos de idade e era diretor do departamento de serviço social do Rito Escocês em Kansas City, a procura de uma palavra amiga.
Frank Shermann Land era amigo do pai de Louis e, então lhe conseguiu um emprego.
Depois de freqüentes conversas com Louis, Frank concluiu que outros jovens deveriam estar desejosos de atenção paternal, independente de terem ou não pai morto. Isto indicou a necessidade de uma nova organização juvenil, uma que suprisse o treinamento e guiasse para uma melhor formação de cidadãos, que nenhum outro grupo de jovens oferecia.
Frank Land solicitou a Louis que o ajudasse a forma esta nova organização, convidando seus companheiros de escola. Assim em fevereiro de 1919, Louis Lower e oito de seus amigos reuniram-se no templo do Rito Escocês com Frank Land para organizar esta fraternidade juvenil. Não estava nos sonhos de Frank que em 70 anos, o movimento estaria atuando no Canadá, Filipinas, Formosa, Alemanha, Austrália, Japão e Brasil.
A idéia de uma organização que fosse tanto educacional quanto inspiracional estava bem aceita pelos nove jovens. A questão era descobrir como denominar esta nova organização. Frank Land começou expondo nomes famosos da história, mas nenhum deles particularmente despertou interesse dos jovens. Sugeriu-se que adotassem o nome de algum vulto maçônico, pois deste modo ligaria-se esta organização com o patrocínio maçônico. Frank Land mencionou o nome de Jacques DeMolay. Imediatamente este nome cativou cada uma das jovens mentes, principalmente quando tomaram conhecimento da maneira trágica em que sucumbiu o último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.
Unanimemente concordaram que, Jacques DeMolay, era a escolha certa.
Em 18 de março de 1919, os nove jovens juntamente com mais vinte e quatro companheiros organizaram formalmente a Ordem DeMolay. Surpresa maior foi quando Frank Land tomou conhecimento que a 18 de março de 1314 se deu a morte de Jacques DeMolay. Na segunda reunião Louis Lower foi o primeiro a ser iniciado, seguindo de seus companheiros, prestando juramento sobre a Bíblia ofertada a Frank Land quando adolescente.
Uma proposta foi apresentada que poderia trazer o fim do grandioso movimento, que o número de sócios fosse limitado a setenta e cinco, porem Frank advertiu-os de quanto egoístas estariam sendo:
"Se esta organização é útil a um jovem, então também o será para todos os jovens qualificados, para tornarmos esta organização de longo alcance, devemos ser grandes."
As palavras de Frank soaram como um sinal verde, e em menos de um ano o Capítulo Máter da Ordem já possuía 3.000 membros.
O Ritual da Ordem DeMolay foi tomado a partir da tradição dos Cavaleiros Templários.
Frank Marshall, escritor do Kansas City jornal e abnegado Maçom, foi encarregado de preparar este Ritual.
O Ritual seguia os preceitos livres dos franco-mações e, gira em torno do altar DeMolay, onde repousa a Bíblia Sagrada e onde o jovem DeMolay se compromete em ser melhor filho e homem; honrar seus pais; amar e servir a Deus seu País e todos os homens de bem; proteger as escolas públicas; não difamar ninguém e respeitar as opiniões dos outros. Este Ritual tem permanecido imutável em sua essência filosófica, tornando-se cada vez mais eficiente com o passar dos anos.
Dentro de doze anos havia cerca de 1.000 Capítulos pelo mundo e cerca de 100.000
DeMolays. Em 1969, a Ordem DeMolay completou seu qüinquagésimo aniversário e, se pode olhar para trás e constata a iniciação de um milhão de jovens.
Os Seniores DeMolay podem freqüentemente ser encontrados em posições proeminentes no governo, em órgãos militares, etc. A Ordem DeMolay tem sido o trampolim da vitória para muitos que ganharam a fama e a fortuna.
A Organização tem se revelado pelos seus serviços de caridade, preparação de cidadãos e cooperação. A Ordem tem genuinamente assumido uma posição de imortalidade histórica, pelos seus relevantes serviços em favor de melhores lideres para um melhor amanhã no mundo.



Frank Shermann Land



Frank Shermann Land nasceu em 21 de junho de 1890, na cidade de Kansas City, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos da América. Ainda muito jovem o Tio Land já fazia perceber o seu eterno espírito de liderança.
Frank Shemann Land sempre possuiu uma vida religiosa muito ativa, desde sua meninice conheceu a importância de uma filosofia de vida repleta de virtudes, graças aos ensinamentos de sua mãe e do grande tempo e trabalho que ele cedia a Igreja.
A Escola Dominical da Igreja Congregacional de Fountain Park, em St. Louis, proporcionou a este jovem os meios para sua primeira inclinação a conquistas e distinções. Tio Land recebeu de presente uma Bíblia por ter dez anos de freqüência ininterrupta à Escola Dominical, fato quase inédito entre jovens. Foi na cidade de Kansas City onde ele completou seus estudos e tomou parte ativa em atividades de Igreja e Cívica.
Ao atingir 19 anos, havia-se tornado um dos dirigentes de um grande restaurante e, como artista amador, ele era o espírito vivo na organização para embelezar a cidade. Frank S.Land era muito ativo na Maçonaria e com 25 anos de idade foi nomeado Diretor do Bureau de Serviços Sociais do Rito Escocês, foi Presidente do Conselho DeMolay dos Cavaleiros Kadosche, presidiu, em 1931, o Templo Ararat da "Ancient Arabic Order of the Nobles of the MysticShrine" Ele foi agraciado com o Grau 33 da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito), na idade quase sem precedentes de 35 anos. Seis anos depois foi eleito Grão-Mestre da Grande
Loja do Missouri. Em 1954 assumiu o cargo de Potentado Imperial do Conselho Imperial do âShrineâ da América do Norte, e em 1954 foi premiado com a primeira Medalha Internacional de Ouro do Real Arco, pelo Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real Arco (Rito York).
Frank S. Land foi diretor, consignatório e membro de inúmeras diretorias e conselhos durante sua vida e recebeu diversas honrarias e prêmios, porém sempre se dedicou à Ordem DeMolay. Foi designado Cidadão Extraordinário em uma mensagem Oficial pelo então Presidente dos Estados Unidos da América, o General Dwight D. Eisenhower, em 1958. Faleceu repentinamente em 08 de novembro de 1959, vítima de um edema pulmonar. Sua morte chocou o mundo inteiro! Seu funeral foi acompanhado por mais de 1000 pessoas. Homens, Mulheres e, principalmente, Jovens, que tiveram suas vidas dignificadas pelo honroso trabalho de Frank S. Land, nos excelsos princípios que aprenderam no Altar de seus Capítulos.

Louis Gordon Lower



Louis Gordon Lower nasceu em 2 de fevereiro de 1902. À idade de dezessete anos, Lower foi apresentado primeiro a Frank S. Land. Naquele momento, Louis estava procurando um trabalho para ajudar nas finanças da família, mas o comportamento dele despertou o interesse Land. Logo depois Land sugeriu a Louis se ele poderia lhe ajudar a organizar um clube para jovens, uma organização para encorajar e dar direção aos jovens como ele.
Dentro de algumas semanas, a primeira reunião não oficial da Ordem DeMolay aconteceu no Templo do Rito Escocês na Cidade de Kansas. Louis foi o primeiro DeMolay a ter sua patente, emitida pelo Capítulo Mãe, é 5 de outubro de 1919 datado e assinado por Frank S. Land. Louis também foi o primeiro membro da Legião de Honra e o primeiro Chevalier.
Por 1943, Louis, era funcionário da cidade bem conceituado, era o Diretor do Auditório Municipal. Em 18 de julho de 1943, Louis Lower foi assassinado fora da Estação de Bonde. Ele
tinha parado para questionar um guarda de segurança bêbedo que estava dirigindo o tráfego em uma interseção abarrotada de uma rua. Quando Louis fora inspecionar o distintivo do guarda, este deliberadamente atingiu Louis com um tiro no tórax. Ele tinha quarenta e um anos de idade. Ele foi socorrido pela sua esposa a Sra. Dazie B. Lower, Fredonia Lower, Sra. J.E. Wasson, e o seu irmão Elmer W. Lower.
Louis Lower era um homem de ideais. Ele os manteve o momento de sua morte.
Alguns eram sonhos de juventude quando ele era um DeMolay ativo do qual nunca deixou de
ser. A morte dele era uma perda profunda a Ordem DeMolay, especialmente a Frank S.Land que o tinha como um filho.
"Ele era um símbolo para milhões de jovens dos ideais e ensinos de nossa Ordem. Ele usou o manto da Ordem com dignidade e graça. Ele nunca esqueceu da responsabilidade que tinha adquirido. As éticas de liderança ensinadas na Ordem DeMolay floresceram em incontáveis campos de empenho. Ele era um homem de ideais... Ele amou Deus, a sua casa, e o seu país. Ele era um cavaleiro errante na vida diária embora ele nunca admitisse mas estava sempre lá. Louis Lower não era somente o primeiro DeMolay no mundo, mas também o primeiro membro da Legião de Honra. Ele era um símbolo dos ideais e ensinamentos de nossa Ordem." Disse Land.
No funeral de Louis referências foram feitas aos anos de guerra pelos quais a nação americana atravessava.

Frank Marshall



O Escritor dos Rituais DeMolay, Frank A. Marshall, internacionalmente conhecido por este feito, nasceu em Leavenworth, Kansas, em 13 de Novembro de 1865, quando esta comunidade era um dos postos de fronteira do Oeste dos Estados Unidos, por onde passavam viajantes, soldados, índios, e todos aqueles que procuravam novas terras férteis entre aquele solo árido onde conviviam búfalos, peles vermelhas e viajantes.
Saudável, jovem, amante das brincadeiras de sua época, Frank tinha um forte gosto pelos estudos. Todas as disciplinas lhe interessavam. Graduou-se na Escola Pública de Leavenworth, e freqüentou a Universidade de Kansas, em Laurenew.
Durante o seu período na universidade, Marshall demonstrou sua capacidade de escrever e, depois de formado, foi trabalhar para o Leavenworth Times. Por mais de cinco anos trabalhou neste jornal como repórter. Redigiu um trabalho para o Kansas City Journal e, em 28 de setembro de 1891 começou a trabalhar no mesmo, onde permaneceu pelo um período de trinta e sete anos.
Frank Marshall era um exímio escritor: repórter, redator, dramaturgo, crítico de arte e música, editor municipal e, finalmente, por mais de 20 anos, editor chefe. Cedo na vida tornouse Maçom, participando até a sua morte das atividades da Maçonaria. Foi iniciado em uma Loja Simbólica de Nova York, freqüentando o Rito Escocês e o Rito York. Participava ainda do Shiriners e da Organização para Senhoras chamada "Estrelas do Oriente".
Frank Sherman Land e Frank Marshall eram grandes amigos.Conhecedor das virtudes e dedicação de Frank Marshall, Land pediu-lhe -lhe ajuda para preparar os Rituais da Ordem DeMolay.
A contribuição de Frank Marshall ao escrever os Rituais da Ordem DeMolay foi inestimável, um grande fator nas vidas de milhares de jovens deste vasto exército que cresce e crescerá ainda mais. O Ritual DeMolay foi um ato de amor, e a juventude de todas as Terras que receberão o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, que forem investidos com a Legião de Honra e outras honrarias da Ordem, apreciarão sempre a inspiração e senso de Frank Marshall. O Ritual DeMolay é um monumento indestrutível para a humanidade. Quando o Grande Conselho DeMolay (embrião do Supremo Conselho Internacional que surgiria depois) foi organizado, em Março de 1921, Frank A. Marshall tornou-se seu membro Efetivo e continuou como tal até a sua morte. Quando ele saiu do Kansas City Journal, ingressou para a equipe de Frank Sherman Land, tornando-se Editor do "The Demolay News", continuando o seu trabalho em benefício da Ordem DeMolay.
Mesmo doente e contrariando ordens médicas, Frank Marshall não aceitou a idéia de estar distante dos irmãos e das decisões do Grande Conselho no Encontro Anual, que seria realizado em Washington. Esteve doente durante todo o encontro, sendo internado no retorno para Kansas, falecendo em 24 de março de 1931 aos 65 anos de idade, 12 anos depois da fundação da Ordem DeMolay.
A Contribuição de Frank Marshall para a Ordem DeMolay, será por muito tempo lembrada, por todo o seu trabalho e dedicação, e o seu espírito permanecerá sempre vivo dentro da Ordem, através dos rituais repletos de amor e sabedoria que ele nos deixou.

Fonte: Gabinete estadual do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário