quinta-feira, 5 de maio de 2011

6 motivos para NÃO ser um DeMolay






1) Você está convencido que todos os seus esforços pessoais, toda a dedicação a Fraternidade, deve ser minimamente recompensada com regalias, medalhas e títulos pomposos? Então a Ordem Demolay não é a sua melhor escolha! Em Nossa fraternidade depois de anos de estudo, práticas, erros e acertos você irá aprender a ser um Demolay, apenas mais um na multidão, sem reconhecimento, sem distinção e sem nenhum engrandecimento social.

2) Você acredita que para uma fraternidade ser poderosa é necessário ter membros e afiliados poderosos? É necessário visitar vários Capítulos? Ter poder político para atuar com força na sociedade? Então a ordem Demolay não é a sua melhor opção! Nossa Fraternidade é apolítica, nossa Ordem e nossos grupos não agregam um número considerável de afiliados ou membros, não temos objetivos políticos nem elegemos vereadores, deputados ou senadores. Dinheiro não garante a evolução.

3)Você tem firme convicção que uma fraternidade ou uma Ordem pode transformar a sua vida e a vida de seus familiares em uma fonte inesgotável de prazer, satisfação e dádivas divinas?
A Ordem Demolay continua sendo uma opção a ser desconsiderada. Quem tem o poder de transformar a sua vida e a vida de seus familiares é você mesmo, ou melhor, são os seus atos e seus exemplos. De nada adiantaria uma fraternidade lhe oferecer conhecimentos, práticas e equilíbrio se você não colocasse tudo isto em prática. Portanto a Ordem Demolay exigirá de você mais que estudo e dedicação, exigirá que você pratique o que aprendeu.

4) Você sente que se afiliando em uma Fraternidade secreta, você estará automaticamente abonado dos deveres de sua religião? Não se engane, A Ordem Demolay não abona de seus membros nenhum dever e nenhuma obrigação, nem mesmo as de cunho religioso. O Demolay é incentivado a continuar praticando a sua religião, seja ela qual for. A pratica religiosa é fundamental para que o tão desejado equilíbrio seja alcançado.

5) Você espera que no final de anos de estudo, e ao atingir os mais altos graus, você terá o direito de usar um titulo espalhafatoso e incompreensível aos "profanos"? Saiba que o mais importante grau da Fraternidade é o grau Iniciático! Nada mais que isto! E ainda mais desalentador, A Ordem Demolay é inesgotável e mesmo após décadas de dedicação sempre haverá o que aprender.

6) Você classifica as promessas e os juramentos mais ou menos sérios de acordo com o momento, a ocasião e a sobriedade do momento que o fez? Então você não será um bom Demolay. O juiz mais austero e mais exigente deve ser a nossa própria consciência, se você não é capaz de cumprir um juramento feito a você mesmo, como espera cumprir os juramentos feitos em solo consagrado pelos nossos antecessores? Faça um auto teste simples, um juramento a si mesmo: "não fale mal de ninguém nos próximos 10 dias" se você cumprir esta promessa, saberá que pode assumir juramentos mais sérios.
Se depois de ler e entender os 6 motivos acima, você ainda sente um desejo incontrolável de juntar a sua luz a nossa Luz, ótimo, você pode continuar a sua busca, encontrar o seu caminho, pois temos certeza que é da sua natureza ser um Demolay.
Os Demolay’s sempre optaram pela qualidade de seus membros, sempre selecionamos a aptidão da multidão, assim foi por décadas e assim deve continuar pelos próximos séculos.



(adaptado pelo Ir.: [DM] Mestre de Harmonia, do texto 10 motivos para NÃO ser um Martinista, pelo Ir.: Monte Cristo, S:::I:::.)

A iniciação....

Em tempos de escrutínios e sindicâncias, fiz este texto para que reflitam. Espero que gostem.
Abraços fraternos em DM!
Como assunto de casa é para ser tratado em casa, o texto está disponível apenas para os irmãos DeMolays; a senha é nossa palavra de emulação. Sem espaços e sem letras maiúsculas.



senha: Qual a palavra de emulação? (sem maiúsculas nem espaços).

Qual a importância de estar na Ordem DeMolay?







No dia 23 de abril de 2011 ocorreu na casa no M.C.E. do PI o “I Churrasco Herege da Ordem DeMolay”, com o intuito de integrar os membros do Capítulo José Barreto de Albuquerque, e recepcionar um irmão de Teresina que veio passar a semana santa em nossa querida cidade, (irmão este que foi carinhosamente apelidado de “Mamede”, por seus dotes como vendedor).
Após horas de conversas, comida, e muita descontração, me vi sozinho na presença do M.C. do Capítulo José Barreto de Albuquerque, que estava baixando um tutorial para fazer arco e flecha... Ele parou e ficou me olhando... Depois de um certo silêncio constrangedor e ensurdecedor, o M.C. questionou “qual era, para mim, a importância de estar na Ordem DeMolay”.
Como costumo me fazer tais perguntas sempre, respondi-o prontamente:
“A ordem DeMolay me dá a oportunidade de moldar meu caráter para melhorar como pessoa, filho, irmão, namorado... Enfim, ela nos dá a faca e o queijo para podermos melhorar”.
Bem, esta foi a resposta que dei, mas ao chegar em casa, aquela pergunta continuava a ecoar em minha mente, pois já sabia que não era apenas isso... Então decidi transcrever para o papel algumas das respostas que obtive, e prestando atenção, vi que daria um bom post.
“A Ordem DeMolay me dá a oportunidade de interagir com outras pessoas que em geral possuem os mesmos anseios que eu, e com humildade e companheirismo, há uma troca significativa de informações, experiências, dicas e conselhos de todos os meus irmãos”.
“A ordem DeMolay me mostra que é possível, pelo menos parcialmente, vislumbrar um dos preceitos da Ordem, e de outras ordens de caráter iniciático, que é obter a Fraternidade Universal entre os homens”.
“Sob a égide da Egrégora de Jacques DeMolay, sinto que sou impelido a seguir os preceitos deste herói mártir, e que quando “falho” com meus irmãos, amigos e parentes, lembrarei dele, de seu caráter e de seu espírito de companheirismo ‘que preferiu morrer a trair seus companheiros’, e deste modo, com seu exemplo, meu corpo, mente e espírito são moldados não por mãos humanas, mas sim por mãos divinas”.
“Com a augusta coroa da juventude, aprendo que devo respeitar a todos, que devo lutar pelos meus ideais, que devo lembrar de quem muito fez por mim e pela Ordem, lembro que devo ter “a vontade desprovida de propósito”, para assim ter pensamentos honestos, lembro o meu compromisso de permanecer em silêncio sobre nossas obras e nossa escalada para “o meridiano da vida”, para que todas nossas ações sejam sólidas e duradouras”.
“Sob os auspícios do Pai Celestial, lembro que não somos apenas uma ordem de caráter fraternal e filantrópico, mas sim que somos uma ordem guardada e dirigida por algo superior, e dela dependemos para realizarmos bem todos os nossos atos”.

Agradeço ao M.C. do Capítulo José Barreto de Albuquerque por me ter feito tal pergunta, pois assim obtive respostas satisfatórias e que agora divido com todos os irmãos, tios, primas, amigos, e demais interessados na Ordem DeMolay.

O Mestre de Harmonia.