quarta-feira, 9 de março de 2011

Pré-requisitos para ser um Demolay.

Ao ser convidado para iniciar na Ordem Demolay, fiz uma pesquisa e encontrei algo que realmente era útil, porém, muito superficial e sem explicações mais profundas. Decidi, então, trazer à Luz um texto explicativo sobre os pré-requisitos para ser um Demolay:


1. Ter menos de 21 e pelo menos 12 anos de idade completos;

Este é o período onde, psicologicamente, nosso caráter está em formação. A Ordem Demolay foi criada justamente para isso: Guiar jovens de 12 a 21 anos para uma vida justa e honesta, formando deste modo, bons homens para um futuro próximo.


2. Professar sua crença em Deus e reverenciar Seu Santo Nome;

A crença em algo superior é a base de uma vida estável. Se você não acredita em algo que se manifesta constantemente em sua vida, e que lhe dá provas da sua existência a todo o momento, em que acreditará?


3. Afirmar lealdade a seu País e respeito à Bandeira Nacional;

O patriotismo é uma das virtudes propostas aos demolay’s; sem ela, seríamos apenas mais um “grupo de jovens”, e pregaríamos inúmeras virtudes, porém, sem um lugar onde aplicá-las e sem um intuito em mente: Melhorar o país, para assim garantirmos o futuro das gerações vindouras.


4. Aderir à prática de moral pessoal;

Como dito acima, os indivíduos entre 12 a 21 anos estão psicologicamente em formação. A Ordem Demolay oferece uma oportunidade para que jovens tenham nesse período, um contato com algumas virtudes que possam lhes garantir uma vida plena e estável, seguindo fielmente os desígnios do Pai Celestial.


5. Fazer votos de seguir os elevados ideais típicos das Sete Virtudes Cardeais da Coroa da Juventude;

As sete Virtudes Cardeais de um Demolay: Amor Filial; Reverência pelas Coisas Sagradas; Cortesia; Companheirismo; Fidelidade; Pureza; Patriotismo. Pretendo explanar mais detalhadamente sobre as Sete Virtudes Cardeais de um Demolay e a Coroa da Juventude posteriormente, pois ambas merecem uma maior atenção.


6. Aprovar a filosofia da Irmandade Universal e a nobreza de caráter e exemplificada pela vida e morte de Jacques DeMolay;

A partir do momento onde um indivíduo passa pela cerimônia de Iniciação na Ordem Demolay, ele passa a ser reconhecido entre TODOS os Demolay’s como irmão; uma ligação não do mundo material, mas de planos - muito - mais sutis; relembrando deste modo, a ligação que todos temos, por meio da manifestação Divina, e como irmãos, não devemos nunca confrontarmos uns contra os outros, devemos sim, nos proteger constantemente, como o exemplo do Mártir Jean Jacques Demolay, que preferiu a morte a trair seus companheiros. Já dizia o Irmão Adriano: “Vocês sabem a primeira regra de um Demolay? Nunca batam de frente com outro Demolay!”.


7. Estar ciente que o ingresso na Ordem DeMolay não lhes garantirá no futuro a iniciação em um Corpo Maçônico.

Muitos jovens entram em nossa ordem com apenas uma pretensão: Entrar na Maçonaria. A estes, digo apenas que se a Maçonaria precisar de você, com certeza ela lhe escolherá para adentrar seu Sagrado Templo; porém, como a presença dos tios é constante em nossas reuniões, acredito que eles saibam quem realmente merece... E quem não merece. Uma coisa por vez, sem pressa... A vida é longa, e nós estamos apenas na Aurora Solar. Os tios não estão na maçonaria por acaso, e não é por acaso que nós estamos na Ordem Demolay.

Abraços Fraternos em DM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário